Serviços de:  Nitretação a Plasma 

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE NITRETAÇÃO A PLASMA

1.    Recebimento da mercadoria:

As peças fornecidas são comparadas com dados externos (indicações sobre a ordem de compra, nota fiscal, desenhos, material, etc.) e recebem um número de Ordem de Serviço interno junto a uma instrução de trabalho, que descreve todas as etapas necessárias para a correta execução do tratamento, para assegurar a rastreabilidade das peças e um processo completamente controlável.

Nitrion do Brasil - Nitretação

2.    Preparação das peças:

2.1    Limpeza:

Para a obtenção de melhores resultados do tratamento, a superfície da peça deve estar isenta de qualquer tipo de resíduo ou revestimento, por isso todas as peças passam pelo processo de limpeza.

A limpeza é realizada num fluxo de solução de agentes desengraxantes levemente alcalino por jatos multidirecionais de alta pressão à temperatura de 70oC  por aproximadamente 20 minutos em uma lavadora automática.

Em seguida são enxaguadas com água desmineralizada e secas.

Peças pequenas são desengorduradas manualmente. 

Nitrion do Brasil - Nitretação


2.2    Proteção contra a Nitretação:

Roscas são protegidas através de parafusos e porcas apropriados, para evitar fragilização. Superfícies que não possam ser nitretadas são protegidas utilizando pasta de cobre ou máscaras mecânicas para evitar o tratamento nestas áreas.


2.3    Carregamento:

O transporte para os fornos é realizado de acordo com as instruções de carregamento que foram elaboradas para as respectivas peças de acordo com sua geometria e composição química, bem como com o tipo de tratamento solicitado.

Nitrion do Brasil - Nitretação a Plasma


3.    Processo de nitretação:

As peças são tratadas de acordo com a documentação de dados de processo, elaboradas conforme as necessidades do cliente. Para um controle completo, os seguintes parâmetros de processo são controlados, regulados e gravados:



O controle do processo é feito automaticamente por CLP em comunicação via PC, podendo ser controlado a distância via internet, a qualquer momento de qualquer lugar.

Nitrion do Brasil - Nitretação a Plasma


4.    Controle de qualidade:

 A dureza amostral de superfície de uma peça de cada lote é controlada conforme DlN ISO 6507-1 e é então elaborado um protocolo de qualidade do lote. Caso seja fornecido um corpo de prova, é possível averiguar o perfil de microdureza de nitretação, de acordo com DIN 50 190 p. III e realizar análises de microestrutura.

5.    Embalamento:

Por se tratar de peças de elevada dureza e fragilidade, cada peça é embalada separadamente com todos os devidos cuidados para assegurar o transporte das mesmas. Quando solicitado, a mercadoria é protegida com Óleo Anti-corrosivo.

6.    Documentação:

Toda a documentação da mercadoria, dos dados de processamento, dos controles de Qualidade e Faturamento, são arquivados pela Nitrion do Brasil.


Nitretação,Nitretação a Plasma,Plasma Plasmanitretação,Oxidação,Pós Oxidação,Nitrocarbinetação,Nitro cementação,Nitrion do Brasil Ltda Guaramirim S.C.